Você Sabia?

 

O papa Gregório, “o grande”, deu contribuições negativas em relação ao corpo de doutrinas católica segundo o ponto de vista protestante?

Gregório viveu durante os meados do séc. VI e início do séc. VII. Vindo de família rica, foi bem preparado nos estudos e logo se destacou na sociedade de sua época, se tornando prefeito de Roma.

Sua família tinha uma forte influência cristã. Algumas de suas tias eram freiras. Gregório abdicou de sua vida pública e se tornou monge. Transformando a vila que pertencia à sua família em um monastério. Anos mais tarde, o papa Pelágio II, o escolheu como embaixador papal na corte imperial, em Constantinopla.

Em meio ao caos político, social e religioso, Gregório é ordenado papa. Suas habilidades políticas, seu desapego aos bens materiais e seu intenso desejo de servir a Deus, contribuíram para que ele se tornasse um ícone em sua época. Ele enfrentou invasão de inimigos, epidemias na população e investiu na obra missionária.

O papa Gregório, no entanto, não era um reformador. Ele acreditava que a missão da igreja era defender o que já tinha sido estabelecido como doutrina ao longo dos anos. Porém, Gregório foi mais longe do que isto e passou a admitir até mesmo certos ensinos que não provinham dos pais da igreja e sim de certas crendices, superstições e lendas de sua época.

Gregório foi um “gigante”, porém até estes cometem erros que podem influenciar negativamente a muitos, ao longo dos anos.

 

Ir. Fábio Pereira – Ramá - Petrópolis

Fonte: Uma história do Cristianismo 3–Justo Gonzalez

 

 

Conhecendo o passado,

compreendemos o presente

e podemos vislumbrar o futuro!