Quando lemos em Gênesis 3 sobre a queda do homem, podemos observar que tanto a mulher como o homem, quando interrogados por Deus, procuraram responsabilizar a outro, por sua culpa. O homem responsabilizou a mulher e esta por sua vez, responsabilizou a serpente (Gn 3:12,13). A única que não fez isso foi a própria serpente (o diabo), e, por quê? Porque a mulher desobedeceu, o homem também e a serpente cumpriu com o seu papel, que era atrapalhar a criação de Deus; trazendo o pecado, a desobediência a Deus para dentro da família.

Nos dias atuais coisas semelhantes continuam acontecendo. Deus nos deu a Sua Palavra como uma bússola para nos guiar; e através do apóstolo Paulo, deixou claro qual é o papel do esposo e da esposa (Ef.5:22-30,33). Mas, como no início da criação, tanto o esposo, como a esposa têm encontrado dificuldades em obedecer. E o diabo (a serpente), por sua vez, continua firme nos seus intentos. Ao invés de procurar obedecer a Palavra de Deus naquilo que lhes é devido, o homem e a mulher continuam tendo a tendência de culpar a outros. Atualmente vemos casais acusando-se. O homem (esposo) acusando a mulher de ser insubmissa, etc; quando, na verdade, deveria procurar amá-la como Cristo amou a Igreja, honrá-la como parte mais fraca, assumindo seu papel de cabeça, conduzindo o casamento. Lutando contra as setas do diabo com as armas espirituais que Deus lhe deu: oração e jejum.

A esposa por sua vez, deveria estar obedecendo ao Senhor, procurando a cada dia se submeter ao seu esposo, respeitando-o, honrando-o, como chefe do lar; orando sempre.

Infelizmente não é isso que está acontecendo, mas sim, a serpente (o diabo) continua ganhando terreno dentro dos lares, trazendo discórdias, confusões. E, como um abismo chama outro abismo, vemos: adultérios, divórcios e até morte dentro dos lares.

Aprendi com a irmã Rose que a família é um projeto de Deus, e Ele tem o melhor para ela. O que os casais precisam é se conscientizarem da necessidade de olharem para si. Analisarem o que é preciso deixar à luz da Palavra de Deus, cumprindo assim com o seu papel. Não tendo seu cônjuge como inimigo, lembrando-se que Deus os vê como uma só carne (Gn.2:24; Ef.5:31).

Então, homem, cumpra com o seu papel: ame sua esposa. Mulher, submeta-se ao seu esposo e ambos reconheçam suas falhas e orem a Deus, sempre, um pelo outro, para que o diabo (a serpente) seja envergonhado e Deus seja honrado diante do projeto mais importante da Sua criação: A FAMÍLIA.