Conselhos

Nos últimos anos os valores familiares estão se perdendo. Leis criadas contra a disciplina dos filhos estão entrando nos lares, fazendo com que os filhos mandem nos pais e alguns até ameaçam os próprios pais. 

A Bíblia registra vários versículos alertando os filhos a ouvirem os conselhos e ensinamentos dos pais. Entretanto, hoje, o que vemos, é que poucos são os que ouvem e obedecem aos seus pais, a maioria despreza os ensinamentos dos pais e das autoridades à sua volta. O pior é que ouvem os amigos da escola, colegas de trabalho, que pouca experiência têm. O rei Roboão caiu nesse erro, ouviu o conselho de seus amigos (jovens) e desprezou o conselho dos anciãos, o resultado atingiu as tribos de Israel (I Rs. 12:1-13).

Temos bons exemplos, como o rei Joás, que apesar de começar o seu reinado com sete anos de idade, foi um bom rei enquanto estava debaixo da orientação do sumo sacerdote Joiada (2 Rs. 12:1,2). Timóteo, discípulo de Paulo também foi um jovem obediente à mãe e por isso se tornou um servo, discípulo submisso ao seu líder.

Jovens, não se iludam! O vigor e a aparência são pura vaidade, vão passar; busquem conselhos e ensinamentos em quem tem bons conselhos para dar. Olhe para a fonte! Quem vocês têm escutado? Aos seus “amigos” ou aos seus pais e líderes, que querem o melhor para vocês e os amam? Deus os colocou ao seu lado para orientá-los e ensiná-los a maneira correta de viver, de agir; então, obedeça-os! Busquem conselhos na fonte certa!

 

              Lucilene    Ramá - Petrópolis