HEPATITES

 

            A Hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substância como álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra. São as hepatites A, B , C, D e E.

            HEPATITE A - não costuma trazer maiores complicações para o organismo, mas mesmo assim deixa a pessoa fraca e indisposta. Os 1º sintomas aparecem mais ou menos 30 dias depois de contrair o vírus.

            HEPATITE B - pode levar anos até revelar o 1º sintoma. Muitas vezes a cura se dá com o tempo, sem tratamento. Mas em algumas pessoas  a doença fica escondida e causa sérios problemas no fígado. Neste caso, a pessoa pode infectar outra sem saber.

            HEPATITE C -     É parecida com a B, a diferença é que a cura da C é muito mais complicada. O correto é procurar um médico.

            HEPATITE D -     ou Delta, só acontece na floresta Amazônica. Só pega Hepatite D quem já tem a hepatite B. É muito grave.

            HEPATITE E - Parecida com a A , também não traz complicações, mas deixa a pessoa fraca e indisposta. Costuma ser mais grave em gestantes.

 

            SINTOMAS

 

Os 1º sintomas lembram o de uma gripe forte. A pessoa se sente cansada, meio tonta, com vontade de vomitar.

            Algumas pessoas têm febre, dor na região do fígado e o corpo pode ficar amarelado, principalmente os olhos, a urina escura, e as fezes brancas. Mas nem sempre aparecem sintomas.

            Muitas pessoas pegam o vírus da hepatite B ou C e demoram anos para perceber que estão com algum problema. Só com exames de sangue detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite.

 

COMO EVITAR

 

HEPATITES tipo A e E:  PELA BOCA :

- O saneamento básico (água potável e esgoto);

- Lave bem frutas e legumes, principalmente quando ingeridos crus;

- Beba água filtrada ou fervida;

  • Lave as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro.
  • HEPATITES B, C e D:  PELO SANGUE:

 

- não compartilhe agulhas, seringas e canudos.

- Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, lojas de tatuagem e piercings;

- A gestante com hepatite pode passar para o bebê;

- Não compartilhe objetos pessoais como escovas de dente e barbeadores.

- Use camisinha em relações sexuais .

 

VACINAS

 

            Para a hepatite B existe vacina e é administrada gratuitamente para menores de 20 anos, ou pessoas com maior risco de contrair esta doença, como os profissionais de saúde, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise e portadores da hepatite C.

 

 

 

*Fonte: Adaptação do folder " Ficar Amarelo para que?" Hepatites Virais (Ministério da Saúde); Prefeitura Municipal de Petrópolis, e Coordenação de Epidemiologia.