Feridas na alma

 

Na vida do personagem bíblico José vemos o quanto as feridas que estão em nossa alma são prejudiciais. A poetisa Letícia Thompson diz que as feridas na alma são aquelas causadas na infância por abusos, desamor, indiferença, incompreensão. Ou causadas pela perda irreparável de alguém que era essencial na vida da gente. Ou pela mágoa causada por traições de pessoas nas quais depositávamos toda a nossa confiança.

José foi ferido pelas pessoas de sua confiança. Longe de seus pais, isolado numa terra distante, preso em uma masmorra por 13 anos injustamente, José teve de encarar algo pior do que a prisão, ele teve de enfrentar a realidade de encarar seus irmãos olhos nos olhos. José fora vendido como mercadoria barata pelos seus irmãos, e depois de 20 anos de separação, ele tem de enfrentá-los. Em Gênesis 42, a Bíblia escancara em cores vivas, o quanto é dolorido as feridas que estão dentro da alma.

Pessoas feridas usam máscaras (Gn.42.7). “Porém não se deu a conhecer”. José quando reconhece os irmãos, não se dá a conhecer. Ele usa uma máscara. Como escreve Hernandes Dias Lopes: “Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade”.

Pessoas feridas ferem (Gn.42.7) “E lhes falou asperamente”. É notório que pessoas feridas ferem com palavras. Elas falam de um jeito que intimida e machuca. Em (Provérbios 12.18) nos diz a Palavra de Deus: “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”. Quantas pessoas hoje estão no seio da família magoada ao extremo por conta de palavras duras?

Pessoas feridas destroem a reputação alheia (Gn.42.9) “Vós sois espiões”.

Difamar uma pessoa é muito fácil, espalhar o falso boato também, mas isso pode destruir a vida de alguém. (Provérbios 16.28) diz: “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.”

Gente ferida faz o outro sofrer (Gn.42.17) “E os meteu juntos em prisão três dias”. José ao deixar seus irmãos na prisão estava ferindo seu pai. É como se ele estivesse culpando seu pai por tudo o que lhe acontecera no Egito. Somos gente. Vejo alguns crentes se portando como super crentes, como se fossem pessoas imunes às feridas. Não subestime o poder de uma ferida. O que fazer para neutralizar este poder? José conseguiu romper o ciclo maldito de morte: perdoando os seus algozes. Perdoe! Liberte-se!

 

Pr. José Manuel Monteiro Junior

Igreja Batista do Paiva – Vl. Lage – S.Gonçalo - RJ

Tópico: Feridas da alma

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário