O que a Igreja não pode deixar de ser

 

É difícil dizermos o que é a igreja evangélica brasileira. O que as pessoas que não conhecem a Cristo e a sua Igreja falam a respeito dela, é baseado naquilo que veem na mídia televisiva e radiofônica. E cá pra nós, o que temos visto e ouvido não é muito bom (existem exceções, é claro).

Pensando nisto, gostaria de externar nestas linhas o que como Igreja não poderíamos deixar de ser. Como Igreja somos agência do Reino de Deus. O Reino é a nossa causa! Você pode se perguntar: O que é então o Reino de Deus? De maneira simples podemos dizer que é o Reinado de Cristo no coração do homem e da sociedade. Esse é o desejo de nosso Senhor Jesus. Reinar no coração dos homens, fazer morada nele. Quando anunciamos o Reino de Deus como meio de se alcançar uma benção, estamos na verdade deturpando aquilo que Jesus nos ensinou.

A Igreja não pode deixar de ser um ambiente de comunhão e crescimento espiritual. Com isso, quero deixar claro que enquanto crente em Jesus, não posso abrir mão da realidade do outro na minha história de vida. Como diz o sábio Salomão: “Assim como ferro se afia com ferro, assim, o homem ao seu amigo” (Pv.27:17). A Bíblia aponta um caminho de vida e crescimento, e este caminho é o da comunhão, da relação com outro. E como diz o corinho: “eu preciso de você, você precisa de mim, e nós precisamos de Cristo”.

A Igreja não pode deixar de ser um lugar de espiritualidade. Espiritualidade é diferente de religiosidade. Isso quer dizer na verdade é que queremos Deus, e não uma subcultura religiosa sobre as nossas vidas. Uma igreja espiritual é aquela que se permite a cada dia ser tratada por Deus, que permite o agir do Espírito do Senhor, que respira e vive a Graça de Deus.

A Igreja não pode deixar de ser um lugar de vida. Ao olharmos para a história da igreja, veremos manchas terríveis, e podemos citar algumas: A Inquisição, as cruzadas, etc. Muitos matam, perseguem, discriminam, e o fazem, como diz o Escritor José Saramago, pelo fator: Deus. É preciso mostrar com autoridade a beleza do Evangelho, e da Igreja que Jesus comprou com seu precioso sangue. É na Igreja, criada por Cristo, que todos nós somos igualizados. É na Igreja que temos o privilégio de sermos pastoreados pelo Sumo Pastor: Jesus de Nazaré.

 

Pr. José Manuel Monteiro Junior

Igreja Batista do Paiva – Vl. Lage – S.Gonçalo - RJ

Tópico: não pode deixar de ser

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário