O Perigo da Pressa

 

            “Meu Deus, o tempo está voando. Parece que ele está passando mais rápido!”

            Quantos de nós já não ouvimos ou falamos isso.  Parece que o dia já não possui 24 horas, ou essas nos são insuficiente. Pois quantos de nós acordamos às 04:00h e vamos dormir às 23:00h e temos a impressão que não deu tempo de fazer tudo o  que queríamos? O que está acontecendo? O número de horas do nosso relógio não mudou, mas a sociedade sim. Creio ser esse o nosso problema. A era pós-moderna exige muito de todos nós, assim a tecnologia, a ciência e até alma humana, se tornou muito exigente e apressada,  devido ao aumento da competição no mundo globalizado.

            Os homens estão cada vez mais preocupados com sua inserção nessa nova realidade, pois temos nossas responsabilidades pessoais, bem como, com nossas esposas e filhos. Por isso estamos com “pressa”, e  temos medo de “ficarmos para trás”.  E ficamos quase neuróticos afirmando para todos e para nós mesmos que: “não temos mais tempo a perder”.

            Essa realidade tem sido utilizada como arma por espíritos malignos para nos esmorecer a fé. O real objetivo deles é fazer com que pensemos que estamos sozinhos, na mão do acaso, assim eles terão êxito em suas investidas. Eles querem nos fazer esquecer da Palavra de nosso Senhor que diz: e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt. 28:20b).

            Estes espíritos estão conseguindo, dessa forma, vencer muitos irmãos, pois sorrateiramente os afastaram dos momentos de intimidade em oração com Deus, da comunhão com o Corpo de Cristo e até mesmo do relacionamento com  própria família, por causa da “urgência de suas necessidades”.

            Levados por essa “pressa”, estamos perdendo: fé, comunhão, saúde e convívio familiar.   Se faz necessário lembrarmos da promessa do Senhor Jesus que nos diz:  “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mt.6:25).

            O que devemos fazer então? Devemos deixar tudo de lado? Claro que não amados, devemos sim aprendermos a priorizar as coisas, como o Senhor Jesus nos ensinou: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6:33).

            Quando aprendermos a confiar no Senhor e agirmos assim, deixaremos de lado a “pressa” e passaremos a ter  “prioridades”. Pois, como aprendemos com a Palavra do Senhor: “Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3:1).

 

Ir. Fábio

Ramá - Petrópolis

Jornal O Servo Ano 2 Edição 5