Amar como Cristo amou

 

Amados, há algum tempo tenho observado no meio Cristão o crescente número de separações ou casais que continuam juntos, mas que estão totalmente distantes.

Desde mais jovem procurei observar os casamentos de muitos irmãos que estavam ao meu redor para poder aprender, e mais à frente, quando me casasse teria um relacionamento abençoado, que fosse um exemplo para meus irmãos e para o mundo. Enfim, aprendi o máximo que pude com os erros e acertos daqueles que me rodeavam. Depois que casei, percebi em mim um erro que vi muitos homens cometerem; não sei se pela cultura ou simplesmente porque carregamos desde o jardim do Éden a semente de passar para o outro a responsabilidade dos erros que cometemos. “Então, disse o homem: a mulher que me deste por esposa ela me deu da árvore e eu comi”. (Gn.3:12)

Em Efésios cap.5 a partir do versículo 22, DEUS deixa claro que nossas esposas devem se submeter à nossa autoridade e isso não é um conselho, é uma ordem que, nós homens, gostamos sempre de lembrá-las. Com certeza a ordem que DEUS deixou às esposas deve ser cumprida, mas, sobre nós também pesa uma ordem não mais fácil que a delas; “Amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja” (Ef.5:25a). Se tivéssemos que somente amá-las acho que seria mais fácil, mas a ordem vai além: “como também CRISTO amou sua igreja e a si mesmo se entregou por ela”. (Ef.5: 25b).

Infelizmente conheci poucos homens, em minhas observações, que amassem suas esposas como CRISTO amou sua Igreja. O amor que CRISTO exige de nós não é um “amor” que joga a responsabilidade das coisas darem certas sobre o outro, mas é um amor que se entrega a ponto de morrer para que sua Igreja pudesse para sempre estar junto D´Ele.

Queridos, se CRISTO estivesse em nosso lugar:

·Será que CRISTO responderia nossa esposa como respondemos?

·Será que CRISTO daria mais atenção do que damos?

·Será que CRISTO a trataria como temos tratado?

Que o Senhor possa nos ajudar a cumprir esta ordem tão clara que nos deixou: “Vós, maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a sua igreja, e assim mesmo se entregou por ela.” (Ef.5:25).

Ir. Flávio Ferreira

Ramá - Petrópolis