Como Lidar Com a Ansiedade?

 

Há mais de dois mil anos Jesus disse: “Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?” (Mt.6:25). Por mais que este texto seja antigo, ele é, sem dúvida alguma, um dos que melhor se aplica à nossa vida moderna. A Organização Mundial de Saúde afirma que a depressão é o mal do século e sabemos que a ansiedade está diretamente ligada a este tão terrível mal.

Nós, homens, sofremos uma pressão muito grande, pois somos o cabeça do lar. Pesa sobre nossos ombros uma grande responsabilidade. São tantas pressões: contas a pagar, educação dos filhos, estabilidade financeira, dentre outras coisas. Como pois viver sem deixarmos a ansiedade tomar conta de nosso coração? Precisamos de fé! Por menor que seja a palavra e por mais simples que seja a resposta é disto que nós precisamos realmente. O próprio Senhor Jesus nos afirmou que é de fé precisamos, pois a fé é o que nos levará a confiarmos em Deus, e assim, vencermos a ansiedade.

Uma coisa é saber que Deus cuida de nós, outra coisa, bem diferente, é confiarmos neste cuidado. É aí que entra a fé. Pela Escritura sabemos o que é a fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem” (Hb. 11:1). Vemos então, que não existe lugar de dúvida no que diz respeito a fé. Note as palavras utilizadas pelo autor sagrado: certeza, convicção. Se tivermos esse tipo de fé, estaremos blindados contra a ansiedade e muitas outras coisas também.

Repare o exemplo do apóstolo Paulo quando escreve a epístola aos Filipenses, ele estava preso, no entanto, ele ainda podia nos aconselhar quanto a ansiedade: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp.4:6). Aprendemos que a resposta para a ansiedade é a fé e o meio é a oração e a súplica. Vemos então, que o problema é a pequenez da nossa fé. Desta forma, é hora de sermos humildes e fazermos o mesmo pedido que os apóstolos fizeram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé” (Lc.17: 5b).

Ir. Fábio Pereira

Ramá – Petrópolis

Tópico: Ansiedade

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário