O homem que consultava a Deus

(1 Samuel 23:10-12)

 

            Quando ele estava para ir para uma guerra (ele era um guerreiro e nós também o somos, conquanto sejam diferentes algumas de nossas lutas), Davi consultava ao Senhor Deus se devia ir ou não. Este tipo de oração aparece algumas vezes na vida de Davi. Vejamos algumas:

1. Antes de ser efetivamente rei, Davi consultou ao Senhor se devia ir para uma guerra contra os moradores de Queila (1 Samuel 23.2,4 e10). Ele o faz duas vezes, na mesma oração, e ouve um "sim" também duas vezes.

2. Antes de tomar posse como rei sobre todas as tribos, Davi consultou a Deus se devia pelejar contra os amalequitas (1 Samuel 30.8). "Sim" foi a resposta.

3. Quando consolidava sua liderança, Davi consultou ao Senhor se devia enfrentar uma das tribos rebeldes de Israel (2 Samuel 2.1). Ele escutou um "sim".

4. Quando precisou enfrentar os filisteus, não foi para a guerra sem antes consultar duas vezes ao Senhor (2 Samuel 5.19 e 2 Samuel 5.23; conferindo com 1 Crônicas 14.10 e 1 Crônicas 14.14). Nestas consultas, ele recebe um "não" e, depois, um "sim".

5. Por ocasião de uma fome entre a sua gente, Davi consultou ao Senhor para saber se a desgraça era consequência do pecado (2 Samuel 21.1). No caso, era e ele se dispôs a reparar seu erro.

            Devemos ser como Davi, consultando a Deus, em cada passo que temos para dar, se devemos dar este passo.

 

 

                                       Pr. Israel Belo de Azevedo Ig.Batista Itacuruçá – Tijuca – RJ