O Dia da Angústia

 

“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Pv. 24:10)

 

Todos nós somos testados, todos nós passamos por dificuldades e passamos por angústias; todos nós temos o nosso chamado: dia da angústia. E, é neste dia que as nossas forças são realmente testadas, é neste momento do sofrimento, da dificuldade, da angústia que nós percebemos até onde nós somos capazes de ir. Muita gente que passou pela angústia, pela dificuldade, depois ao comentar diz: “Não sei de onde eu tirei forças, não sei como é que eu consegui resistir aquilo”! É nesta hora que damos o máximo de nós, é na hora do perigo de morte que nós somos realmente testados. E se você se mostra fraco no dia da angústia é porque de fato a sua força é pequena.

O que fazer quando se constata que nossa força é pequena? Várias coisas podemos fazer, quero lhe dar alguns conselhos. O primeiro deles: procure alguém que é mais forte do que você: Deus é o nosso socorro bem presente na tribulação; Deus é a nossa força. A Bíblia nos diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Então, se a tua força é pequena no dia da angústia, busque a Deus. Se a tua força é grande, mesmo assim, busque a Deus. Com a força de Deus, o que você não seria capaz de realizar? Segunda coisa: não se conforme de ser apenas um fraco, não se conforme de ser alguém que se deixa derrotar. Foi derrubado, levante-se! A sua força é fraca, fortaleça-se! Busque ajuda. Você passou por momentos difíceis, lute novamente! Há alguma coisa te impedindo de fazer algo, tente outra vez, tente de novo, tente outra coisa! Há ocasiões até para se desistir e perceber que aquele não era o caminho, aquele não era o jeito, aquela não era a ocasião.

Eu quero lhe convidar a fazer do dia da angústia um ponto de virada, uma transformação, uma mudança, algo que pode realmente fazer de você uma pessoa diferente. Talvez por isso Deus permita que você passe pela angústia. Há muitas pessoas que só buscam a Deus no dia da angústia. Há muitas pessoas que só descobrem a presença de Deus na hora da angústia. Há muita gente que só percebe o quanto Deus a ama e o quanto as pessoas que estão próximas ou são amigas de verdade ou não são, na hora da angústia e do sofrimento. Se você está passando por isso, faça deste momento uma oportunidade, um momento de bênção. Que a força de Deus seja a tua fortaleza!

Rev. Evaldo Beranger

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro