Nossos Planos X Planos de Deus

 

Nós, mulheres, fazemos planos. Planos para o dia a dia, para o mês, para o ano... Enfim, somos boas para fazer planos. Mas será que já aprendemos a passar pelas perdas, frustrações, decepções, provações (que inevitavelmente virão!), e permanecermos firmes, fiéis, confiando no Senhor? “Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata.” (Sl.66:10).

A Bíblia nos conta a história de Noemi, uma mulher que vivia na sua terra natal, Belém de Judá, com sua família (esposo e dois filhos). Ela provavelmente era grata ao Senhor e feliz com a vida que vivia; e certamente também tinha seus planos. Mas, Deus tinha outros planos para ela. A primeira adversidade pela qual Deus a permite passar é a fome e a mudança para uma terra desconhecida (Rt.1:1). Depois, a morte do marido (Rt.1:3); e, mais tarde, a morte dos dois filhos (Rt.1:5).

Quando nos encontramos frente a situações como: a morte de pessoas queridas, enfermidades graves, perda de emprego, etc, se não tivermos comunhão com Deus e conhecimento da Sua Palavra, a tendência é pensarmos que não somos amadas pelo Senhor. Podemos chegar ao ponto de desconsiderarmos Sua Palavra que diz: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança” (Jr.29:11).

A história de Noemi nos mostra que é possível, mantermos a fé, mesmo quando nossos planos forem diferentes dos planos de Deus.

Como nós e Noemi, o Apóstolo Paulo também tinha seus planos, o que é natural,a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre” (Fp.4:11). Se ele aprendeu é porque não sabia; precisou passar por experiências práticas para aprender.

Que possamos como Noemi e Paulo, perseverarmos quando nossos planos diferirem dos planos de Deus.

 

Irª. Bete-Ramá – Petrópolis