O jornal O servo entrevista nesta edição,    Pr.Carlos Henrique (CH) - Ramá – Sta. Cruz da Serra

 

 

O servo: Após a morte do Pr. Celso o irmão se tornou um dos dirigentes da Comunidade

Ramá em Santa Cruz da Serra e hoje é o Pastor daquele rebanho. Como tem sido esta experiência?

 

Pr. CH: Sempre tive convicção da chamada na área do louvor, por esse motivo dediquei

tempo e recursos para aperfeiçoá-lo. Mas em paralelo a isso, sempre ensinei e discipulei irmãos nas células que liderei, o que me ajudou a desenvolver a liderança e o ensino da Palavra. Tem sido uma escola prática essa experiência de liderar, embora sempre estive liderando debaixo das asas de algum pastor, mas agora tem sido uma responsabilidade tremenda o que me faz ser mais dependente de Deus do que nunca!

 

O servo: O irmão é dono de uma gráfica, Pastor e líder do Ministério de Louvor Lugares Altos. Como tem sido conciliar estas tarefas?

 

Pr. CH: Tem sido um desafio grande conciliar tudo isto. Desde que assumi a responsabilidade na direção da igreja aqui em Santa Cruz, precisei definir prioridades.  De início foi necessário diminuir as agendas com o MLA, procurando marcá-las com bastante antecedência. No que diz respeito a gráfica, também tem sido um desafio, pois constantemente preciso me ausentar para resolver algum problema da igreja ou visitar algum irmão, ou até mesmo receber algum irmão na gráfica para aconselhamento. Tem sido desafiador... Porém gratificante! Agradeço sempre a Deus por me dar irmãos maravilhosos ( Rafael e Renato ) que trabalham comigo e me ajudam sempre, quando preciso resolver problemas ou atender alguém.

 

O servo: Como foi a transição do irmão CH líder do ministério de louvor para o
Pastor CH? Houve alguma dificuldade em relação ao reconhecimento de autoridade por parte dos irmãos?

 

Pr. CH: Essa transição está acontecendo gradativamente. Mas tenho recebido de Deus a direção de investir nos irmãos que temos aqui na igreja, para que possam me ajudar, pois é “puxado” o trabalho. E assim podermos ver outros irmãos se lançando e desenvolvendo ministérios no Corpo de Cristo, o que é muito bom! Bem, dificuldades sempre exitem... Mas Deus tem confirmado a Sua vontade e consolidado dia a dia a autoridade estabelecida por Ele. Acho que a maior dificuldade foi minha, em aceitar essa responsabilidade, pois sempre estive nos bastidores, auxiliando, até mesmo como braço direito, do meu então Pastor Celso.  Sempre foi cômodo para mim esta posição. Quando tive que levar adiante o trabalho, tremi muito e pensei várias vezes em desistir. Se hoje estou de pé, o mérito é todo de Deus, que teve que quebrar o vaso todo e fazê-lo novamente para poder usá-lo... Por mim mesmo, não teria encarado as lutas que sucederam todo este processo

 

O servo: A Comunidade Ramá em Santa Cruz da Serra está crescendo em número muito rapidamente. Como você vê este crescimento?

 

Pr. CH: Tínhamos uma igreja “cheia” de pessoas vazias e Deus teve que quebrar tudo para fazer algo novo, inclusive em mim! Hoje reconheço isto. O Pr. Celso recebeu uma profecia de Deus dizendo que a igreja iria passar por um processo, que iria sair muita gente, mas que depois disto a igreja

Muitas pessoas saíram e tivemos que começar praticamente do zero. Foi um período muito difícil e doloroso da minha vida, e na vida da igreja, porém foi o momento onde os “aprovados” puderam ser manifestos e os pilares de uma nova fase começaram a se estabelecer. Hoje temos uma igreja sadia, com pessoas nascidas de novo, servas e obedientes. Um ambiente propício para que novos crentes sejam gerados, sem fermentação, maledicências e espírito faccioso, onde os princípios de autoridade são cultivados e a obediência à Palavra e aos princípios de Deus são priorizados e valorizados. Temos priorizado o discipulado pessoal e as células, mas dirigidas por líderes aprovados e convertidos, que estão gerando pessoas convertidas e aprovadas.

 

O servo: Depois da morte do Pr. Celso, vários líderes da Comunidade Ramá de outros núcleos cooperaram com o ministério em Santa Cruz da Serra. Qual foi o resultado prático dessa ajuda e o que você aprendeu com esta lição?

 

Pr. CH: O resultado prático dessa ajuda estamos vivendo hoje: que é uma igreja fundamentada na Palavra e na oração, que prioriza a obediência e a submissão a Deus e às autoridades. Devemos muito tudo isto ao amor dos irmãos de outros núcleos, que no nosso momento mais crítico como igreja, aqui em Santa Cruz, nos amou e nos apoiou, vindo prestar solidariedade não só em palavras, mas em atitudes, dando-nos apoio. Destaco o apoio e companheirismo do meu amigo e irmão Pr. Marcos Paulo que foi um ombro amigo, sempre presente; Pr. Luiz Henrique que inúmeras vezes veio estar conosco e trouxe toda igreja de Petrópolis; os irmãos Flavinho e Wellington que estiveram várias vezes aqui também; Pr. Jorge Rodrigues que foi muito usado por Deus, ministrando princípios para nossa vida; Pr. Marcelo Moura que muito nos ajudou com orientações e ensino da Palavra; Pr. Fábio Pereira que foi e tem sido um apoio tremendo para que essa mudança e crescimento possa estar acontecendo. Entre outros pastores: como o Pr. Djalma, e, claro, não posso deixar de louvar a Deus pela vida do Pr. Érico que foi um pai, amigo e líder, que encarou o problema de frente e até hoje tem nos ajudado e estado conosco todo os meses. É bom ser desta família de pecadores que amam a Deus e buscam em Deus se aperfeiçoarem. A lição que aprendemos é: que não podemos servir a Deus sozinhos, precisamos de irmãos e estarmos ligados ao Corpo de Cristo, sendo orientados e apoiados pelo Corpo; só assim poderemos produzir frutos bons!

 

O servo: Deixe uma palavra para os irmãos.

 

Pr. CH: Não há vida fora do Corpo de Cristo, quando estamos ligados ao Corpo e debaixo de autoridade, tendo nossa vida conhecida dos irmãos e de nosso líder, só temos a ganhar! O amor à Palavra de Deus e uma vida de oração diária, pode mudar todo e qualquer coração. Hoje temos experimentado uma igreja viva, que ama a Palavra de Deus e tem vida de oração. Jovens que dedicam seu tempo memorizando versículos e fazem propósitos de oração e jejum. Vejo os irmãos saindo para evangelizar, orar pelos enfermos e visitar outros. Valeu a pena tudo que passamos e hoje temos um ambiente sadio e de harmonia, de servos tementes e obedientes!